Movidos pela fé em Jesus Cristo e amparados pelo Espirito Santo foi assim que tudo começou em Viseu
A introdução do Movimento dos Cursilhos de Cristandade na Diocese de Viseu deve-se sobretudo ao esforço de muitos sacerdotes e leigos que haviam participado em Cursilhos realizados em outras Dioceses, e é conseguida com o apoio da Diocese de Coimbra.
O 1º Cursilho realizou-se de 5 a 8 de Fevereiro de 1964 e teve lugar nas instalações da FNAT nas Termas de S. Pedro do Sul, era então Bispo da Diocese D. José da Cruz Moreira Pinto, coadjuvado por D. João Crisóstomo.
O número de participantes desse Cursilho foi de 37, dos quais 20 eram da Diocese de Viseu e 17 da Lamego. A equipa de dirigentes teve como Diretores Espirituais os Padres José Luís Pereira Mesquita e José Antunes, de Coimbra, que se fizeram acompanhar de 7 sacerdotes de Viseu e Lamego. A equipa leiga era composta por 9 elementos, dos quais 6 eram de Coimbra e 3 de Viseu.
Elementos do 1º Cursilho de Homens da Diocese de Viseu e Lamego
Um ano mais tarde, de 17 a 20 de Fevereiro de 1965 se realizou o 1º Cursilho de senhoras, também nas instalações da FNAT nas Termas de S. Pedro do Sul, já era então Bispo da Diocese D. João Crisóstomo.
Elementos do 1º Cursilho de Senhoras da Diocese de Viseu
O número de participantes foi de 40 senhoras e a equipa de dirigentes teve como Diretores Espirituais os Padres José Antunes e Amílcar Pedro Aleixo, de Coimbra, e o padre Domingos Dinis de Sousa de Viseu. A equipa leiga era constituída por 8 elementos, dos quais 4 de Coimbra, onde se incluía a Reitora, e 4 de Viseu.
O MCC de Viseu e a implementação dos Cursilhos de Cristandade em Cabo Verde
O Movimento tem sido um autêntico viveiro de elementos para as atividades paroquiais e muitos movimentos e obras da Igreja, e como expressão apostólica, a este Secretariado se deve o lançamento do M.C.C. em Cabo Verde.
Uma Equipa reitora constituída por 7 Dirigentes Leigos de Viseu e 2 de Cabo Verde e o Diretor Espiritual de Viseu, coadjuvado por 7 sacerdotes de Cabo Verde, em 16 de Setembro de 1970, iniciaram a sementeira, lançando a semente que mitiga a fome de Deus àquelas gentes.
Elementos do 1º Cursilho de Homens de Cabo Verde
Cerca de um ano depois, uma Equipa de Senhoras constituída por 4 Senhoras de Viseu e uma de Cabo Verde e três sacerdotes sendo apenas um de Viseu, em 01 de Setembro iniciavam também o Primeiro Cursilho da cidade da Praia.
Elementos do 1º Cursilho de Senhoras de Cabo Verde
Naquele arquipélago, o MCC de Viseu deixou marcas indeléveis na transformação humana e cristã daquelas gentes, algumas das quais acolheram após a fuga a que foram forçadas pelos circunstancialismos de então.
Viseu esteve sempre presente nos Cursilhos de Homens do 1.º até ao 5.º inclusive, tendo 3ste último sido realizado na cidade da Praia de 12 a 15 de Setembro de 1973.
De Senhoras foram realizados 3 Cursilhos, sendo o 3.º de 19 a 22 de Setembro de 1973.
A penetração deste Movimento naquelas paragens proporcionou aos seus habitantes alterações do seu modo de ser e de estar na vida, de que muito nos regozijamos.
Falar de Cursilhos de Viseu e não falar da expansão em Cabo Verde é, de certo modo, amputar algo muito valioso da história do nosso Movimento.